Pesquisas e testes fazem parte do planejamento de um negócio que mira o sucesso. Um começa lá no início e age como guia enquanto o outro acontece mais no final do processo, indicando se o caminho está certo. No design, a dupla se faz ainda mais necessária para que uma empresa se sobressaia em um universo competitivo, mas será que as pesquisas são realmente eficazes para tornar o design melhor e, consequentemente destacar sua empresa?

Nada melhor que uma pesquisa para responder esta pergunta. De acordo com dados da Harvard Business Review, nos últimos dez anos o investimento em design como centro da estratégia corporativa trouxe um crescimento 228% maior para as empresas. Isso prova que quando o design é utilizado de forma estratégica, os resultados podem surpreender. Então entenda como as pesquisas com usuários podem ajudar neste processo.

Conhecimento do lado de quem usa

Através das pesquisas, você conseguirá conhecer de perto os usuários que vão utilizar ou comprar seus produtos e/ou serviços. Você será capaz de saber como eles pensam, o que esperam (expectativas) e se o que você oferece soluciona seus anseios. O desenho da interface será muito mais fácil.

Experiência do usuário além do site

A usabilidade pode ser testada com diferentes tipos de pessoas para diferentes tipos de respostas. Procure por aqueles que estão dentro do público-alvo. O objetivo é detectar eventuais erros, avaliar a facilidade para navegar e propor a melhor experiência possível ao usuário. A pesquisa ajuda a mapear pontos de contato, além de indicar cenários para preparar a jornada do consumidor.

Chance para investigar novos padrões

Com perguntas e respostas é possível identificar novos padrões de navegação para tornar a interface ainda mais amigável, atendendo e até superando as expectativas dos usuários. É fácil encontrar as coisas no seu site? Tudo está claro, conciso e bem posicionado? Se a resposta for positiva para todas as perguntas, então você está no caminho certo.

Oportunidade para ideias fresquinhas

Seja para criar um produto novo ou melhorar outro que já está em andamento, o feedback das pesquisas com usuários é o melhor termômetro para indicar o caminho que fará seu negócio se destacar entre os concorrentes e ainda gerar ideias novinhas em folha para conquistar esse objetivo. Afinal, necessidades reais são a melhor forma de alcançar soluções ideais.

Depois da pesquisa, vêm os testes

Com a percepção dos usuários em suas mãos e um protótipo desenvolvido é hora de testar as sugestões. Assim, as chances de fracasso são quase nulas. E quanto antes você encontrar erros e corrigi-los melhor e mais barato para o seu bolso.

Visibilidade para atrair mais conversões

Contar com pesquisas também atrai novos olhares, além daqueles que já são clientes da sua empresa. Todo mundo gosta de ler reviews e acompanhar críticas para ter confiança no momento da compra. “Pessoas reais” valem mais que qualquer outro argumento de venda.

Soma de aprendizados = ‘up’ na experiência

Quanto mais pesquisas feitas com os usuários, mais feedbacks, mais conhecimento sobre seu público-alvo, mais ideias para a interface e mais experiência na bagagem. Esta soma de aprendizados eleva o nível do design e coloca sua empresa em destaque, com projetos mais seguros e com uma boa base de inspiração para melhorias constantes.

Conclusão

Pesquisas com usuários focadas em design desempenham papel de protagonismo no mundo dos negócios. Afinal, nada melhor do que desenvolver um produto ou serviço que atenda todos os anseios e expectativas de quem vai utilizá-lo, não é? Isso traz confiança, credibilidade e destaque para a sua empresa. Esta linha de pensamento é a base de todo o trabalho desenvolvido pela Impacto para acelerar seu negócio digital através de uma consultoria especializada na experiência do usuário, desde a pesquisa até a arquitetura da informação e os testes de usabilidade.